Levantamentos com Observações diretas Subestimam a Abundância de Mamíferos Terrestres: Implicações para uma Caça de Subsistência Sustentável

In corral behind house

Catitu (foto: Jose MV Fragoso)

A conservação de espécies cinegéticas neotropicais deve levar em conta os meios de vida e necessidades alimentares das populações humanas locais.

Artigo:  http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0152659

Resumo: A conservação de espécies cinegéticas neotropicais deve levar em conta os meios de vida e necessidades alimentares das populações humanas locais. Decisões de gestão de caça devem estar fundamentadas em dados de abundância e distribuição que resultem em estimativas confiáveis do tamanho e dinâmica das populações. Aplicamos simultaneamente um método baseado em observações diretas, comumente usado, e um método baseado em vestígios, raramente usado, para estimar a abundância dos vertebrados mais caçados em uma área indígena de 48.000 km2 no sul da Guiana. Dados decorrentes de observações diretas diurnas realizadas durante três anos, em 216 transecções de quatro quilômetros, subdetectaram muitas espécies de mamíferos diurnos e noturnos facilmente detectadas através de vestígios nas mesmas transecções. Das 32 espécies analisadas, 31 foram detectadas por ambos os métodos. No entanto, as observações diretas não detectaram uma e subdetectaram outras 12 das espécies mais caçadas, quando comparados aos vestígios. O método dos vestígios subdetectou 12 espécies nunca ou raramente caçadas. As seis espécies mais importantes para caça, todos ungulados, não foram registradas em 11 – 40% das aldeias e áreas controle ou em 29 – 72% – das transecções onde foram registradas por vestígios. Os registros por vestígios evidenciaram que as antas, um dos vertebrados terrestres considerados mais sensíveis à sobreexploração, estão presentes em muitos locais onde não foram detectados visualmente durante a amostragem, o que também deve ocorrer para outras espécies. Essas altas taxas de subdetecção sugerem que mudanças comportamentais em populações caçadas possam afetar a detecção e as estimativas de abundância destas especies. As curvas de acúmulo  de detecção foram mais acentuadas nos dados de vestígios do que nos dados de observação direta para 12 das 16 espécies caçadas, mas esse padrão foi inverso para 12 das 16 espécies não caçadas. Conclui-se que a coleta de dados de vestígios é um método eficiente de monitoramento de populações de vertebrados caçados e que complementa aqueles baseados em observações diretas e armadilhas fotográficas em áreas de caça. Um levantamento por vestígios pode ser o método mais viável para estudos voltados ao manejo comunitário de caça, especialmente em grande escala e em áreas remotas.

 

 


 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s